sexta-feira, 26 de março de 2010

DELEGAÇÃO EMBARCA PARA O HAITI NA MADRUGADA DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 30

Uma delegação com representantes da Conlutas, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e do Andes-SN embarca na madrugada desta terça-feira, dia 30, ao Haiti. Os ativistas vão pegar o voo CM 758 com destino ao Panamá e, depois, o CM 422 para chegarem finalmente ao Haiti.

O objetivo da viagem é prestar solidariedade à organização sindical e popular Batay Ouvriye e ao povo haitiano. A delegação fica até o 3 de abril.

"Essa é mais uma iniciativa da campanha de solidariedade ao povo haitiano, encabeçada pela Conlutas. É também mais uma oportunidade para denunciarmos a ocupação militar no Haiti, comandada pelo governo Lula, que foi intensificada após o terremoto sob o argumento de ajuda humanitária", disse José Maria de Almeida, da Conlutas, que faz parte da delegação.

O novo envio de tropas, iniciativa do governo dos EUA, Barack Obama, deixou clara a intensificação da política de ocupação. Por isso, a delegação aproveitará a viagem para exigir, mais uma vez, a saída das tropas do Haiti.

Doações 
Mais de 25 entidades e organizações já enviaram contribuições financeiras em duas remessas que totalizaram mais de R$ 160 mil. Muitas outras entidades ainda devem fazê-lo.

A GM do Brasil, unidade São José dos Campos, está se recusando a efetuar a doação que foi aprovada pelos trabalhadores em assembléia. São cerca de R$ 300 mil, referentes ao desconto único de 1% do salários dos metalúrgicos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, com a recusa da empresa, está encaminhando uma campanha internacional para que a GM cumpra a vontade dos trabalhadores.

No último dia 17, a CONLUTAS e o Sindicato denunciaram a montadora na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília, por atentado à liberdade sindical e crime de lesa-humanidade.

Representantes da OIT e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) manifestaram total apoio ao Sindicato. Agora, o caso deve ser encaminhado para o Comitê Geral da OIT, em Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário